segunda-feira, 5 de abril de 2010

Futebol do Rio.


Agora que o campeonato chegou ao seu final, algumas “curiosidades” não podem passar batido.

Aqui no Rio, além dos times pequenos serem fracos, ainda são mais fragilizados por não poderem mandar seus jogos nos seus respectivos estádios devido à falta de condição dos mesmos, principalmente contra os grandes, o que de certa forma poderia ser uma dificuldade a mais para os grandes, sendo que isso não ocorre. O curioso é que, o estádio do Bangu, o histórico Moça Bonita, segundo a federação do Rio, a FFERJ ou FERJ, não tinha condições de abrigar jogos contra os grandes, com isso o Bangu teve que mandar seus jogos contra os grandes com mando de campo no Engenhão, o que favorece logicamente o clube grande que enfrenta o Bangu, mas o curioso é que, por falta de estádio, o pela tabela do campeonato ser muito mal feita, o jogo dos mulambos contra o Friburguense na última rodada foi justamente no estádio do...... Bangu, o Moça Bonita, então cabe a pergunta, se o estádio foi “liberado” para este jogo, porque o Bangu não pode mandar seus jogos lá? E outra, o Friburguense com mando de campo saiu de Friburgo para jogar em Bangu? Quem estava jogando fora era o Friburguense e não os mulambos, o estádio do Tigres que ano passado abrigou alguns jogos, este ano não foi capaz de mandar nenhum jogo contra os grandes? Será que o estádio ficou tão debilitado assim de um ano pra cá? O América tem um bom estádio que até dois, três anos atrás sediava jogos também, será que a manutenção é tão precária assim? Entre outros absurdos, o estádio do próprio Friburguense no ano passado o Botafogo jogou lá, e esse ano os caras tiveram que descer a serra para jogar em Bangu contra os mulambos!! Assim como o Boavista que é na região dos Lagos, veio para o RJ para jogar seu jogo com mando de campo aqui.


Se os estádios estão precários, se os times não tem investimento, cabe uma pergunta? Pra que serve a federação do RJ? As rendas milionárias dos clássicos no Maraca, a grana das cotas de televisão e de contratos com a emissora detentora dos direitos, isso sem falar nos patrocínios e etc e etc.. Pra onde vai este dinheiro se não há investimento no futebol do RJ? Este dinheiro, que é da federação, do futebol do RJ e não dos que estão lá, deveria ser utilizado para uma reconstrução dos clubes pequenos e dos que se tornaram pequenos como Bangu e América, investimento destes, estádios descentes, chega ser tão evidente e absurdo, mas ninguém diz nada, fizeram de tudo contra o Caixa D´água quando estava no comando, pois este roubava sem pestanejar, com notas frias de renda entre outros, mas e agora? Esse Rubens Lopes que já tivera vários atritos com a gestão Bebeto de Freitas parece ter selado paz com a gestão Maurício Assumpção, mas e aí? Então agora somos coniventes com o que está acontecendo? É sujeira, muita sujeira. O que reforça minha idéia das roubalheiras contra o Botafogo na época do Bebeto, e aquele famosos almoço antes da final da Taça Rio do ano passado, mas isso não vem ao caso, pois o foco aqui, são os times pequenos que sofrem para sobreviver.

Para resumir: Nosso futebol do RJ está falido, com uma organização amadora, estádios sem condições, favorecimentos claros aos times grandes, como aquele campeonato de 2008 onde os grandes só jogaram em casa, ingressos com preços abusivos, tudo visando o dinheiro que a renda dos clássicos decisivos trás, pois praticamente todos os jogos das fases de classificação foram com estádios desertos (por culpa deles mesmos), é muita gana e pouca inteligência, aliás, inteligência para o dinheiro existe, e nós torcedores contribuímos para isso indo aos estádios, porém, o coração pelo clube fala mais alto, mas enquanto sofremos nas arquibancadas, sofrendo para entrar nos estádios, sofrendo para comprar um ingresso e para poder pagar um, estes caras estão rindo de resultados por que não, manipulados fumando seus charutos e bebendo seus whiskys 12 anos, e de uma coisa eu tenho certeza, todos ganham, menos a torcida e os clubes, principalmente os pequenos.

Este é o País que sediará a Copa do Mundo, brasil (isso mesmo, brasil com b minúsculo) é o País dos absurdos, é o país dos oportunistas, o País da malandragem, mas isso vai além de uma federação de futebol, é o que eu falo, isso vem desde o berço, passando por toda a sociedade até os palanques do planalto.

2 comentários:

FÁTIMA disse...

O futebol do Rio é a decadência do Brasil, todo ano é a mesma coisa!!!!

Mas vamos ganhar!!!

FÁTIMA disse...

O futebol do Rio é decadente